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sexta-feira, 15 de junho de 2012

Crítica


A crítica pode ser entendida como toda a observação específica referente a um determinado comportamento, que encoraja uma pessoa a melhorá-lo, reforçá-lo ou desenvolvê-lo

A crítica pode ser positiva ou negativa. A positiva reforça o comportamento; a negativa visa corrigir ou melhorar o comportamento ou desempenho de baixa qualidade ou insatisfatório. Ambas devem ser construtivas.


Assim sendo, deve-se evitar:

a) A inexistência de crítica positiva, ou seja, o não reconhecimento do desempenho;

b) Que a crítica negativa torne-se destrutiva.


0 LEMBRETES SOBRE A CRÍTICA CONSTRUTIVA

1) Analisar a situação

Ter bem claro o quê, no comportamento e desempenho, precisa ser mudado, e por quê.

2) Determinar o objetivo e o seu efeito

Ordenar sempre de forma positiva. Ex.: estabelecer uma data específica para a entrega de um trabalho é mais eficaz do que dizer para a pessoa não se “atrasar”.

3) Ajustar-se à receptividade

A tolerância com relação à crítica pode ser expressa da seguinte maneira: “baldes”, “copos”, “cálices”. Os baldes estão totalmente abertos à crítica; os copos nem tanto; os cálices menos ainda. Para cada tipo de pessoa uma postura diferente.

4) Criar ambiente propício

Saber o momento oportuno de fazer uma observação. Se a situação estiver conturbada, perder-se-á tempo e trabalho.

5) Comunicar-se efetivamente

Na captação de uma mensagem, (7%) refere-se às palavras, (38%) refere-se à voz e ao seu volume e (55%) refere-se à linguagem corporal, que são os gestos e expressão do rosto.

6) Descrever o comportamento que deseja mudar

É essencial que a pessoa, primeiro, compreenda qual é o ponto. Depois, que ela aceite que haja um problema. E, finalmente, que ela aceite que haja necessidade de mudar.

O importante é concentrar no que deve ser mudado. Evitar comentário sobre a personalidade, tais como “você deve relaxar mais, não levar as coisas tão a sério”.

7) Descrever o comportamento desejado

É muito importante deixar claro o comportamento ou desempenho que deseja que a pessoa apresente no futuro.
Por exemplo, diga:
“Eu quero que você responda ao telefonema do cliente em 24 horas”.

Num excesso de serviço. Por que não subdivide as tarefas? O que você poderia fazer diferente? E ajudar a explorar essa área do problema.

9) Concentrar-se naquilo que acha bom

O que importa é o crescimento do grupo e da sociedade.

10) Chegar a um acordo




Crítica destrutiva ;



A crítica é muitas das vezes o motivo de uma falta de compreensão.
Nesse caso, você terá que agir para consertar o problema e fazer calar a crítica!É simples!



 Muitos criticam a mim e a você?
 E aí?
O problema em tudo isso não está nisso, mas está em saber de que maneira estarei gerenciando essa critica.
Essa crítica que te atingiu pode ter sido gerada pela inveja de alguém (um colega, um suposto “amigo”, um membro da sua família, um vizinho ou mesmo um dos lideres na igreja em que você freqüenta)!
Nesse caso, esse tipo de crítica é mais difícil de lidar!
Qual é sua reação nesse caso?


Você irá se irar, devolvendo para essa pessoa a” vingança que ele merece”?
Na verdade, a tentação é grande e mesmo às vezes inconsciente.
 Esse tipo de reação é puramente humana!
Tem evidentemente melhor coisa para fazer!

Perdoe e passa na próxima etapa, você vale mais do que tudo isso, e não busca se defender diante de tais insinuações.
A crítica pode se tornar difamatória pela maldade de certas pessoas.
O que se torna extremamente difícil, 
Gerenciar e desagradável conviver com ela.
Você se sente sem recurso algum, sem meio de lutar? 
Nesse caso é preciso colocar nossa fé em ação, 
Para crer que o Deus que você ama e serve fará calar essas pessoas,
Que sem sombra de dúvida correm o grande risco de ver a mão de Deus pesar sobre eles!







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