cursos24h

sábado, 9 de junho de 2012

Origem da palavra "Lésbica"


A Vênus de Lesbos”
Ela foi uma poeta grega que viveu na cidade lésbia de Mitilene, no século VII a. C.
De sua poesia pouco restou. Uma de suas poucas poesias (completas) que chegou até nós foi aquela dedicada à imortal Afrodite, filha de Zeus

O termo "lésbica" é derivado da interpretação dos poemas de Safo, cuja poesia foi tida por amor sexual de preferência do que amor emocional ou platônico entre ela e outras mulheres. Graças a tal associação, Lesbos e especialmente a cidade de Eresos, lugar de nascimento de Safo, são visitadas freqüentemente por turistas lésbicas.

Safo: Foi uma poetisa grega que viveu na cidade lésbia de Mitilene, foi muito respeitada e apreciada durante a Antiguidade.No entanto, sua poesia, devido ao conteúdo erótico, sofreu censura na Idade Média por parte dos monges copistas, e o que restou de sua obra foram escassos fragmentos.

A história de Safo é um tanto controversa,e muito do que se diz ao seu respeito é lenda,inclusive seu relacionamento com mulheres.

A escola de Safo_O amor em Lesbos

Concebeu Safo uma escola para moças, onde lecionaria a poesia, dança e música - considerada a primeira "escola de aperfeiçoamento" da História. Ali as discípulas eram chamadas de hetairai (amigas) e não alunas... E a mestra apaixona-se por suas amigas, todas... dentre elas, aquela que viria a tornar-se sua maior amante, Atis - a favorita, que descrevia sua mestra como vestida em ouro e púrpura, coroada de flores. Mas Atis apaixona-se por um moço e, com ciúmes, Safo dedica-lhe os versos:

"Semelhante aos deuses parece-me que há-de ser o feliz
Mancebo que, sentado à tua frente, ou ao teu lado,
Te contemple e, em silêncio, te ouça a argêntea voz
E o riso abafado do amor. Oh, isso - isso só - é bastante
Para ferir-me o perturbado coração, fazendo-o tremer
Dentro do meu peito!
Pois basta que, por um instante, eu te veja
Para que, como por magia, minha voz emudeça;
Sim, basta isso, para que minha língua se paralise,
E eu sinta sob a carne impalpável fogo
a incendiar-me as entranhas.
Meus olhos ficam cegos e um fragor de ondas
Soa-me aos ouvidos;
o suor desce-me em rios pelo corpo, um tremor (...)

 A morte de Safo


Sua morte também é controversa, muitos dizem que Safo cometeu suicidio, alguns escritores e estudiosos dão Safo como tendo atingindo a velhice. Ocerto é que não se sabe como nem quando ela morreu, sendo considerada por alguns a maior de todas as poetisas.


Assim como Homero era conhecido como "o Poeta", Safo era conhecida como "a Poetisa". 

Há quem afirme serem nove as musas. Que erro!
Pois não vêem que Safo de Lesbos é a décima?
( Platão)
 Então falo de um assunto polemico ,mas precioso ;



Dez de pequena sou do tipo que que elogia estuda o ser feminino,
Pq. se aprender a ser mulher com uma mulher, não nas mão de um homem,
Nas mãos deles temos que ser a mulher, ou seremos brinquedo...

Ao esta na presença das amigas que em seus questionamentos, que encontro resposta claras sobre minha diferença e da maioria.

Encontrei uma na Net que foi amiga pessoal, mas se escondia atrás da figura masculina de uma imagem, para fugir da realidade grotesca da vida,
Mas ela explorou o sentimento de forma leviana e nojenta...

Deus me usou para arrancar a mascara de inocência da criatura, mas com isso, perdi metade da fé na humanidade, fui brincar com uma amiga de adicionar uns gatos no meu Orkut, por imagens sugestivas do mesmo ;
Surpreendentemente topei com a foto que a tal garota tinha mandado para uma amiga dizendo ser a foto pessoal do homem que a amava...
Mas a foto era de um parente dela.

As pessoas hoje não tem o mínimo de pudor em mentir, omitir a verdade, o que da no mesmo...

Este não foi o melhor contacto que tive com este mundo, de amor entre mulheres :
Conheci no passado uma mulher que era nova, mas já tinha sua opção estabelecida, tinha  um namoro longo e bem cheio de altos e baixo,
Desconhecido pelos pais, que eram preconceituosos, mas bem aberto perante a sociedade, estava terminando estudos para assumir um casamento de alianças que já usavam...  
Era na época única amiga que não queixava-se de abandono,
Mas decidi afastar-me dela, porque não aguentava ver a triste situação que iria demorar a concretizar-se em realidade, mas fico agradecida a Deus por ter aprendido sobre amor de duas mulheres com ela, ouvindo de algo real e humano.


 " Ser lésbica nunca foi doença, porque coração não tem órgão sexual,
Amor requer somente cumplicidade e amparo "  by-anja-mel



Agora espanta-me muita gente me julgar:
Um livro extenso que sou, por umas páginas lidas,
A vastidão do meu sentimento vai alem do meu umbigo,
Quero e vou vestir uma camisa em favor do amor,
Para que a sociedade em geral saiba que amor é amor,
Que o verdadeiro pecado é não saber amar com respeito, dignidade.

Comecei com meu mural face book, no canal em vídeos, posteriormente em poesias...

Vou enfrentar preconceito e desfazer preceitos errôneos,
Então me pergunta és lésbica mel?
Como já me questionaram algumas vezes, pelo carinhoso trato com as amigas.

Não sou :
A minha alegria é ganhar o amor, respeito de um homem, coisa que poucas mulheres terão na vida, um desafio e tanto!
-Tenho mesmo delírios de amor, fantasias que uma mulher não pode prover,
Mas tiro o chapéu para todas que ousam ter outra opção e lutam por este amor com a própia vida...

Para findar o artigo que escrevo, com um pouco de humor,
Vou descrever a frase que adoro :

 "As mulheres estão descobrindo que mulher é boa - coisa que os homens já sabem há séculos."

Chico Anysio

OBS: Quando optar por amar uma mulher em vez de um homem, saiba que fidelidade não vem com opção sexual feminina, é algo de caráter

Nenhum comentário:

Postar um comentário